Sobre

          A Quarta Semana de Fotografia de Pouso Alegre, que a partir desta edição passa a se chamar Semana de Fotografia “Hygino Puccini” propõe um ciclo de palestras e oficinas visando resgatar o papel da fotografia enquanto arte geradora de interesse social, cultural, e profissional. Visa ainda problematizar a banalização da fotografia e seu papel na sociedade midiatizada.
A primeira semana de fotografia desenvolverá atividades que possibilitarão o exercício da leitura fotográfica e, consequentemente, a formação do público para a fotografia.

          Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem a fotografia como a conhecemos. A fotografia deu ao homem uma visão real de mundo, tornando–se assim, um instrumento de captura e registro da realidade.
Partimos do princípio que fotografar é uma arte e que a evolução tecnológica e o facilitou enormemente o acesso a esta tecnologia que hoje está presente até mesmo na maioria dos aparelhos de telefonia celular.

          Contundo , cabe neste contexto uma profunda reflexão sobre seu uso e possibilidades, seja como exercício criativo, seja como registro histórico.

          O Foto Clube de Pouso Alegre, fundado em 08 de Março de 2010, com a proposta de reunir os amantes da imagem num grupo com a finalidade de manter contato, trocar informações e organizar eventos culturais para divulgar a arte da fotografia.
          O Foto Clube de Pouso Alegre procura sempre um maior relacionamento entre seus sócios, o aprimoramento de suas qualidades fotográficas seja como hobbie ou como profissional e a participação em benefícios que o clube possa conseguir com parcerias como por exemplo: descontos de serviços e cursos com profissionais da fotografia.
          O Pouso Alegre Foto Clube conta com apoio da Confederação Brasileira de Fotografia – www.confoto.com.br, da qual é filiado, compartilhando informações e saídas com outros foto clubes.
          Em três anos de existência, o Foto Clube de Pouso Alegre já realizou onze passeios fotográficos para diversas cidades da região, além de nove cursos para seus associados e comunidade em geral.
          Já fomos contemplados quatro vezes pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que possibilitou a realização de duas semanas fotográficas, com palestras realizadas por fotógrafos de renome, além de exposições e workshops.